Resumo

Entre os esportes radicais o skate é um grande esporte de destaque, tendo um número significativo de praticantes em todo planeta. Atrai principalmente os jovens e tem um aspecto cultural muito forte. O skatista, além de ser esportista, faz parte de uma “tribo” que tem seus próprios hábitos e costumes que são baseados em um estilo de vida alternativo da sociedade urbana moderna. (FIGUEIREDO, 2005, p. 8). O skate também produz um significado em que pode ser considerado um modo de circulação pela cidade, vivenciando-a como liberdade e conquista, envolvendo ainda um questionamento do tempo vivido como obrigação e pressa. A esta vivência tipicamente urbana, o skatista contrapõe uma composição do tempo como fruição, voltando para busca de expressividade, de controle sobre o corpo e de contemplação estética. (QUEIROZ, 2007, p.140). Sem dúvida alguma, é um esporte emergente no Brasil, segundo pesquisa realizada em Setembro de 2006 pela Datafolha há quase 3.200.000 de residências brasileiras que possuem pelo menos um morador que tem um skate, o que representa aproximadamente 6% dos domicílios brasileiros conforme o IBGE. (CBSK). Segundo o site da Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV), hoje, o skate é um dos três esportes mais praticados no Brasil, depois do futebol e do voleibol. A escola é um mundo social repleto de significados construídos nas relações estabelecidas em seu cotidiano (LANA, 2006, p.2), ou seja, dia após dia pessoas se relacionam no ambiente escolar, alunos e professores, jovens e adultos, de diferentes culturas, hábitos, estilos de vida, classes sociais, etnias e raças. Todas essas diferenças num único lugar são capazes de unir ou segregar, aliar ou dissipar. A escola pode ser considerada como uma instituição fundamental em diversos processos civilizadores, porque, paradoxalmente, ela representa incorporação e reprodução das desigualdades sociais