A Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais na Educação Física Escolar
Por Wilians Douglas Barbosa da Silva (Autor), Maria Angélica Mello dos Santos (Autor), Natália Pereira da Cunha (Autor), Juliana Cavestre Coneglian (Autor), Eduardo Rodrigues da Silva (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O presente estudo teve como objetivo discutir as relações dentro das aulas de Educação Física Escolar, focando na discriminação de indivíduos portadores de necessidades especiais. Foi feita uma contextualização da Educação Física Escolar, tal como o conceito de corpo e corporeidade, uma breve revisão histórica sobre tais conceitos e quais as influências sofridas. Foram incluídas experiências atualizadas a fim de trazer os conceitos para a realidade. Achamos como resultado que apesar dos avanços da sociedade e da Educação Física escolar com relação à inclusão, na nossa realidade atual a inclusão ou exclusão dos alunos depende dos profissionais, do meio em que cada um vive e das influências externas exercidas pela mídia e sociedade. Dessa forma, podemos dizer que cada escola tem um parâmetro de Educação Física. Concluímos a partir do apresentado que o papel da inclusão não pode ficar restrito apenas aos profissionais de Educação Física, as próprias instituições de ensino devem adotar medidas apropriadas no sentido de incentivar a matrícula desses alunos, oferecendo todo aporte necessário a eles.