A Inclusão Nas Aulas De Natação
Por Ana Claudia Ribeiro (Autor), Mariana De Oliveira Castro (Autor), Renato Cavalcanti Novaes (Autor), Carla De Oliveira Do Nascimento (Autor), Ana Luiza Abreu Cazes (Autor), Silvio De Cassio Costa Telles (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A natação é uma atividade que gera novos estímulos sensoriais e possibilita a execução de movimentos que são impraticáveis no meio terrestre. “É necessário, adaptação polisensorial e equilíbrio da postura, bem como reorganização no espaço e no tempo" (VELASCO, 2013, p. 31). Logo, as pessoas com deficiência, por meio de uma acessibilidade metodológica, podem se desenvolver e ampliar suas habilidades aquáticas, com autonomia, satisfação e pertencimento social. Porém, a desvalorização da carreira docente, sua formação inicial voltada para questões físico-corporais e biológicas (FONSECA E SANTOS, 2011) e a carência de políticas públicas e organizacionais no sistema educacional, são objeções aos professores que trabalham a inclusão em suas aulas de natação. Tal fato ocasiona, na prática, a exclusão dos alunos com deficiência do esporte, já que, em nossa sociedade, as pessoas que fogem aos padrões de homogeneidade esperados para o grupo social, são negativamente estigmatizadas. (LE BRETON, 2007). Assim, o presente estudo objetiva apresentar estratégias de ensino adaptadas e analisadas, por meio de observações sistemáticas de aulas, para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de natação.