Resumo

A Educação Física é componente curricular que muito contribui para a formação dos alunos. Por meio dos seus conteúdos, faz com que os indivíduos tenham atitudes e sejam motivados a práticas saudáveis por meio do estímulo da percepção corporal, levando-os a adquirirem uma visão positiva sobre a cultura corporal do movimento. As aulas de Educação Física proporcionam elementos para que os alunos adquiram hábitos de vida mais saudáveis, além de apresentarem possibilidades de atividades para que crianças e jovens possam escolher, de forma autônoma, aquelas que mais gostam e melhor se adequem às suas possibilidades físicas. O objetivo deste trabalho é compreender como professores de escolas da Rede Pública e da Rede Privada do município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, vivenciam a inclusão social de deficientes físicos e mentais nas aulas de Educação Física. A abordagem da pesquisa foi de caráter qualitativo, de natureza descritiva. Ao todo, participaram da pesquisa três professores do sexo masculino. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se um questionário contendo cinco questões dissertativas. Os resultados demonstraram que os professores receberam uma formação mínima para trabalhar com alunos com deficiências físicas e mentais, mas que ainda assim lhes permitem adotar metodologias didáticas com vistas à sua inclusão, bem como promover melhoria na socialização desses indivíduos.

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