A incorporação de disposições para a gestão de academias retrato sociológico de um professor-profissional de educação física
Por Sênior Felipe Mayer Ferraz (Autor), Denise Fick Alves (Autor), Leonardo Silva de Lima (Autor), Mauro Myskiw (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 13, n 1, 2024.
Resumo
Compreender trajetórias de incorporação e de atualização de disposições para a gestão de Academias, fazendo isso através de descrições e de análises da trajetória de vida de 1 professor-profissional de Educação Física.
Metodologia/abordagem: A presente pesquisa teve uma abordagem qualitativa, norteada pelos pressupostos e conceitos constantes da sociologia disposicionalista. Foi desenvolvido o retrato sociológico de um professor-profissional de Educação Física proprietário/sócio de academias, com quem realizamos 4 entrevistas. Em termos de análises das disposições, o retrato apresentado contemplou elementos diacrônicos e sincrônicos.
Originalidade/Relevância: O trabalho se destaca por tratar de questões já presentes no debate acadêmico, porém olhando para a trajetória individual de um professor-profissional gestor, não apenas identificando disposições caras à gestão, mas mapeando as matrizes de socialização em que elas são incorporadas e atualizadas.
Principais resultados: Identificamos 3 disposições nutridas pelo professor-profissional gestor (propensão para a centralização do trabalho; a propensão para as relações de cuidado e ensino; e a propensão para mediação de distintas realidades) na gestão das academias, como também analisamos os contextos de socialização em que essas disposições foram incorporadas e atualizadas.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os dados, as análises e as discussões nos possibilitaram pensar, em termos de matrizes de socialização, numa formação multirreferenciada e aberta do professor-profissional de Educação Física como gestor.