A Influência do Contexto Socioeconômico nos Primórdios da Educação Física, Um Regaste Histórico no Brasil e no Mundo
Por Valmir Arruda de Sousa Neto (Autor), David de Alencar Correia Maia (Autor), Jessica Araújo Vasconcelos (Autor), Lorena Araújo Vasconcelos (Autor), José Osmar Vasconcelos Filho (Autor).
Em Coleção Pesquisa em Educação Física v. 13, n 4, 2014. Da página 7 a 14
Resumo
O presente artigo pretende realizar uma análise histórica da Educação Física, no qual refletiremos sobre os diversos modelos de sociedade e os interesses que norteavam a educação dentro dessas realidades, reflexão esta que se torna necessária para compreensão da função social exercida pela Educação Física na contemporaneidade. Iniciaremos esse resgate analisando o modo de organização social presente nas comunidades primitivas chegando ao homem antigo. Posteriormente nos debruçaremos sobre o sistema feudal e suas práticas educativas, para finalmente direcionarmos nosso olhar ao modelo de formação do homem burguês e o início dos processos educacionais no nosso país. Percebemos que no transcorrer da história os modelos educacionais se moldavam conforme as necessidades das classes dominantes, classes essas que começam a se constituir quando a propriedade deixa de ser coletiva se tornando privada e a produção é maior que o consumo, gerando o excedente. Notamos que na cronologia estudada sempre que havia uma mudança na camada da sociedade que estava no poder, mudavam também os modos de educar os mais jovens, entretanto o objetivo era sempre o mesmo: a manutenção e ampliação das riquezas. Identificamos que em diferentes momentos históricos a educação sempre teve o mesmo fim e a educação física serviu de ferramenta para a realização desses objetivos. Um estudo histórico mais aprofundado e contextualizado segundo o tempo e os costumes se faz necessário para esclarecer algumas questões pendentes. Palavras-chave: Educação. Educação Física. Sociedade.