Resumo

O ensino e a aprendizagem da dança, como processo educativo, proporcionam ao educando uma oportunidade em todos os âmbitos, além de possibilitar manifestações de alegria, sendo um canal de expressão das emoções que condiciona a integração no meio social para a aprendizagem no mundo, como: vivenciar, refletir, incorporar, tornar-se consciente de seus atos e desenvolver a autonomia. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência da zumba na qualidade de vida dos seus praticantes. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo. Foram incluídos os artigos publicados na língua portuguesa, entre os anos de 2018 e 2022, com disponibilidade de texto completo em suporte eletrônico de forma gratuita, publicado em periódicos nacionais. Foram excluídos artigos de revisão de literatura que divergiam da temática proposta. Utilizou-se dos descritores: zumba na qualidade de vida, benefícios da zumba, zumba como prática de exercício físico. Foram usados os descritos, agrupados pelo modulador Booleano “and”. Uma leitura seletiva foi realizada para selecionar as informações mais importantes para o trabalho. A partir dessas buscas, selecionamos alguns textos que acreditamos esclarecer as características importantes para explicar e compreender a dinâmica das relações sociais por meio da significação. Ao final, conclui-se que a zumba é um ótimo estilo de dança que interagem todos, ela é atrativa, alegre, quebra os paradigmas da sociedade, acontece a mistura de raça e mostra a igualdade de todos os envolvidos. Além disso, é uma ótima atividade física para ser desenvolvida nas aulas de Educação Física, a fim de trabalhar a coordenação motora, agilidade e a flexibilidade dos alunos.

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