Resumo

O artigo tem como objetivo identificar a influência da cocriação na confiança e lealdade nos serviços de Personal Trainer. Foi realizada uma pesquisa com 120 respondentes. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio da qual o modelo conceitual foi testado. Os estudos sobre o conceito de cocriação vem apresentando uma ascendência em publicações, principalmente a partir da última década. Esta ascensão resulta do interesse de diferentes áreas do saber. Na empresa cocriativa, os indivíduos participam com envolvimento nas atividades da empresa. O elo bem demostra a união dos dois lados empresa/consumidor, no que resulta no aumento da confiança e lealdade em seus serviços. No campo de atuação do Personal Trainer, no qual enfrenta uma constante transformação de seus clientes, utilizar desta ferramenta é de fundamental importância para o crescimento profissional. Os resultados mostram que cocriação tem influência positiva sobre a construção de uma relação de confiança e lealdade entre clientes e prestador de serviço. Por meio deste estudo percebemos que a cocriação quando bem introduzida, resulta no aumento da confiança, consequentemente, da lealdade dos clientes de Personal Trainer, pois uma prática planejada de relacionamento promove maior percepção do cliente sobre o serviço prestado. Ao longo da pesquisa, surgiram situações que levam a estudos futuros e demonstram que o conceito de cocriação contribui para o aumento da confiabilidade e da lealdade do cliente.

Acessar