A Influência da Concepção Pedagógica Tratada Num Curso de Especialização em Educação Física Escolar no Ensino de Professores da Rede Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro (brasil)
Por Helder Guerra de Resende (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O objetivo da investigação foi caracterizar as concepções pedagógicas de ensino da educação física de professores da rede municipal de educação do município do Rio de Janeiro (Brasil), após a conclusão de um curso de especialização em educação física escolar, cujo projeto pedagógico foi planejado para tratar dos conhecimentos de ensino-aprendizagem da Educação Física na perspectiva da Concepção Sociocultural. A amostra selecionada intencionalmente foi constituída por 30 professores, de um total de 53 egressos. Cada professor teve três aulas observadas e analisadas quanto às intenções pedagógicas reveladas (a) nos objetivos de ensino declarados, (b) nos procedimentos de desenvolvimento dos conteúdos de ensino, e (c) nos focos privilegiados para emissão de reforço, feedback e avaliação da aprendizagem. Os resultados revelaram que 01 (um) professor identificou-se com a concepção Biológico-funcional; 09 (nove), com a concepção Técnico-esportiva; 11 (onze), com a concepção Formativo recreativa; 02 (dois), com a concepção Renovada de Saúde; 02 (dois), com a concepção Desenvolvimentista; e somente 01 (um), com a concepção Sociocultural. Não foi possível caracterizar a concepção pedagógica de 04 (quatro) professores. Foi possível concluir que o curso de especialização em pauta não influenciou a prática pedagógica dos professores, especialmente de 22 sujeitos que declararam identificar-se com a Concepção Sociocultural, antes da coleta dos dados.