Resumo

O presente estudo tem como objetivo verifi car se a Ginástica Artística exerce infl uencia na melhora do equilíbrio dinâmico e estático em crianças de 6 a 10 anos. Sua relevância está em mostrar a Ginástica Artística (GA) como uma modalidade esportiva que trás benefícios ao seu praticante, aumentando as possibilidades de aplicação desse esporte que é tão rico para o desenvolvimento da criança e pouco explorado nesse aspecto. Um segundo ponto a ser ressaltado é a falta de estudos e publicações sobre a GA, o que difi culta o aprimoramento de profi ssionais interessados em atuar na modalidade. A metodologia utilizada tem como base uma pesquisa de campo, onde a amostra foi composta por 28 crianças do sexo feminino, sendo 14 praticantes de Ginástica Artística (Grupo Experimental) e 14 que não praticam nenhuma atividade física regular, fora a Educação Física Escolar (Grupo Controle). Todas foram submetidas a um pré-teste e um pós-teste (após três meses) seguindo o protocolo do teste Bruininks - Oseretsky. O resultado obtido sobre as amostras do pré-teste e do pós-teste do grupo experimental apresentou probabilidade média de 98,41%, superior à signifi cância referenciada de 95,00% usada no teste “t” de Student, comprovando a signifi cativa melhora do grupo experimental. Já o resultado obtido sobre as amostras do pré-teste e do pós-teste do grupo controle, apresentou probabilidade média de 38,29%, muito inferior a signifi cância referenciada de 95,00% usada no teste “t” de Student, comprovando não haver signifi cante melhora no grupo de controle. Desta maneira, foi constatado e comprovado a signifi cativa melhora do grupo experimental face ao grupo controle.