Resumo

O presente estudo verificou a influência da interocepção (acurácia e consciência) sobre a regulação do esforço físico e respostas psicofisiológicas durante dois testes de corrida em adolescentes. Participaram 45 adolescentes (15,55 ± 0,78 anos), na primeira etapa, os indivíduos foram alocados no grupo de alta acurácia interoceptiva (AAI; n=20) quando obtinham no teste de detecção dos batimentos cardíacos porcentagem de acerto ≥ 85% e ≤ 84% alocados no grupo de baixa acurácia interoceptiva (BAI; n=25) e na segunda etapa os grupos foram divididos em alta (ACI; n=28) e baixa (BCI; n=17) consciência interoceptiva . Os participantes realizaram dois testes de corrida, diferindo na instrução dada, um com instrução livre e outro com instrução máxima, durante 10 minutos. Durante o exercício, foi aferido a frequência cardíaca, a percepção subjetiva de esforço (PSE) e a resposta afetiva, a cada 2 minutos. A normalidade foi testada por Shapiro-Wilk e score-z. O teste T para amostras independentes e o Mann-Whitney utilizados para comparar os grupos. O modelo de Equações de Estimativa Generalizada verificou diferenças nas respostas de PSE e afeto. Na etapa 1 o grupo BAI percorreu maior Ao comparar a distância percorrida encontramos uma maior distância percorrida pelo grupo BAI (p<0,05), não apresentando diferença entre as respostas de PSE e afeto (p>0,05), nos dois testes de corrida. Na etapa dois em instrução máxima, o grupo BCI percorreu maior distância (p=0,026), entretanto com instrução livre não houve diferença entre os grupos (p=0,097), quanto à resposta afetiva, PSE e frequência cardíaca os grupos obtiveram respostas semelhantes nos dois testes (p>0,05). Concluímos que sujeitos com alta acurácia interoceptiva apresentam maior conservação ao selecionar a intensidade do exercício físico, independente da orientação recebida, que designou diferentes intensidades. Entretanto, a consciência interoceptiva parece só exercer influência em exercício com instrução máxima.

Referência: TAVARES, Marília Padilha Martins. A influência da interocepção sobre a regulação do esforço físico e as respostas psicofisiológicas em adolescentes. 2019. 75f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019

Acessar