A Influência da Manipulação das Regras Sobre a Performance de Equipes Sub-15 de Futebol Formadas Por Jogadores de Diferentes Níveis de Desempenho
Por Alberto Góes (Autor), João Bosco Lima (Autor), Daniel Barreira (Autor), Alcides José Scaglia (Autor), João Claudio Machado (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Pretendeu-se investigar o efeito da manipulação das regras na performance de equipes de Futebol Sub-15 formadas por jogadores de diferentes níveis de desempenho. Participaram no estudo 24 jovens jogadores (13,06±1,53 anos), tendo sido respeitados todos os procedimentos éticos e a legislação vigente. O nível de desempenho dos jogadores foi avaliado através do Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT), permitindo que estes fossem divididos em três grupos: Alto (G1), Intermédio (G2) e Baixo (G3) desempenho. Apenas os grupos G1 e G3 participaram de jogos reduzidos Dedutivos (com manipulação das regras - JDe) e Indutivos (sem a manipulação das regras - JIn), que tinham como objetivo enfatizar o princípio operacional de manutenção da posse de bola. Avaliou-se a performance das equipes através do Sistema de Caracterização da Sequência Ofensiva. A análise estatística dos dados realizou-se através de uma MANOVAs não paramétrica e de múltiplos testes de Mann-Whitney, no programa SPSS 20.0, com o objetivo de identificar as diferenças entre os jogos. Verificou-se que, independente do grupo de jogadores, ambos os jogos (JDe e JIn) enfatizam a manutenção da posse de bola. Os JIn proporcionaram, em ambos os grupos, uma quantidade maior de remates realizados (p<0.001), uma maior intervenção dos jogadores sobre a bola (p<0.001) e uma maior eficácia ofensiva (G1: p<0.001; G3: p=0.002). O G1 apresentou uma maior contribuição individual para a troca de passes (p=0.050) nos JDe, enquanto que nos JIn tendem a marcar mais gols (p=0.006), bem como apresentar um maior ritmo de intervenção sobre a bola (p=0.023) e uma maior eficácia ofensiva (p=0.005). Conclui-se que a manipulação exagerada das regras contribui para um aumento do nível de dificuldade da tarefa e que o nível de desempenho dos jogadores também parece ser um importante constrangimento que necessita ser equacionado no processo de criação de tarefas representativas de aprendizagem.