A Influência da Participação em Colônias de Férias Para a Formação e Prática Profissional
Por Isabella Guimarães Lima e Silva (Autor), Juliane Nunes Leal Lopes (Autor), Vanessa Mariana da Cruz Gomes Coutinho (Autor), Luciano Pereira da Silva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Fundado em 2003 na Universidade Federal de Minas Gerais, o Programa de Educação Tutorial – Educação Física e Lazer (PETEFL) contempla, de forma interdisciplinar, questões referentes à Educação Física e ao Lazer dentro da tríade universitária. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo, destacamos aqui a Colônia de Férias (CF) realizada, desde 2005, em parceria com o Centro Esportivo Universitário (CEU), que oportuniza aos seus participantes vivências diversas de lazer. Desta forma, em concordância com Gomes (2004), o grupo entende e trabalha o Lazer como uma dimensão cultural rica que estabelece relações dialéticas com as diversas atribuições sociais cotidianas. As CFs promovidas pelo grupo são estruturadas em turmas por faixa etária e seu planejamento inicia cerca de três meses antes do evento em si, com a definição de um tema central que norteará as atividades a serem desenvolvidas em cada turma. Feito isso, a próxima etapa é o curso de formação, que introduz aos monitores o tema através de encontros teóricos e práticos, além de servir como espaço para discussão do que será trabalhado na semana da Colônia.