Resumo
O objetivo principal deste estudo foi analisar como estudantes graduandos em Educação Física percebem a prática pedagógica dos seus professores, e como essa percepção pode influenciar suas opções a respeito de estilos de ensino que eles usarão no estágio de prática de ensino. Os sujeito da pesquisa foram 65 alunos do último semestre do Curso de Educação Física da PUC-PR, sendo 37 do sexo masculino e 38 do sexo feminino. Uma escala tipo Likert, com vinte e dois itens, foi usada para coletar dados, Os resultados indicaram que, em geral, os estudantes perceberam os estilos diretivos como os usados por seus professores, e a ausência de relação entre estilos usados por professores e estilos selecionados por alunos. Como conclusão final, pode ser dito que a percepção da prática pedagógica parece ser um fenômeno complexo; os elementos que podem caracterizar essa prática pedagógica estão associados à diretividade e não-diretividade; parece não haver relação entre prática pedagógica dos professores e os estilos de ensino selecionados pelos alunos; e , os alunos graduandos parecem não ter definido, ainda, os estilos de ensino para sua prática pedagógica.