A Influência da Qualidade de Serviços na Satisfação e nas Intenções Comportamentais de Espectadores do Futebol: Um Estudo no Futebol Pernambucano
Por Cláudia Dias (Autor), Victor Henrique Rodrigues Silva (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Yves de Holanda Batista de Miranda (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor), Marcos Antonio Barros Filho (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi examinar a influência da percepção da qualidade do serviço na satisfação e nas intenções comportamentais dos espectadores do Campeonato de Futebol Profissional de Pernambuco de 2017 - Brasil. Os dados foram coletados em dia de jogos, a partir de um questionário adaptado, composto por quatro variáveis. A amostra foi composta por espectadores da competição, dividida em dois momentos (1º. n=386 / 2º. n= 620). Os dados foram analisados através da análise de equações estruturais de duas etapas no AMOS 24. Após o refinamento do modelo, os resultados do modelo estrutural [χ² (314) = 762,849 (p < .001) χ²/df = 2,42; GFI = .92; CFI = .95; RMSEA = .05] indicaram que a performance dos jogadores influenciou positivamente tanto a satisfação (β = .76, p < .001) quanto as intenções comportamentais (β = .33, p < .001). Por sua vez, a experiência como torcedor influenciou de forma positiva unicamente as intenções comportamentais dos espectadores (β = .38, p < .001). Conclui-se que para o clube prestar um serviço de qualidade, bem avaliado por parte dos espectadores, principalmente em relação aos aspectos do jogo/jogadores é um caminho para satisfazê-los e gerar intenções comportamentais positivas.