Resumo

A pesquisa que deu origem a esta dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), teve por objetivo geral: Compreender a influência da relação afetiva entre professores e estudantes do curso de Educação Física da UEFS, no processo de formação acadêmica. O estudo é de abordagem qualitativa, na construção dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada do tipo questões estímulo. A amostra foi composta por quatro professores e sete estudantes do curso de Educação Física. O estudo se referenciou em autores como Ribeiro (2004, 2006 2009, 2010, 2011), Dantas (1992), Day (2011), Freire (1996, 1997, 2005), Freitas (1995), Leite (2005), Luckesi (1995), Piagget (1976), Pinto (2009), Damásio (2000), Pozzo (2009), Sayla (2012), Balzan (2015), Coulon (2008) Tardif (2008), Tassoni (2000, 2013, 2015), Vygotski (1991, 1996), A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdos de Bardin (1997). Com a análise dos dados construímos duas categorias. A primeira fala sobre o perfil do estudante na educação superior e a segunda sobre professores e estudantes na relação educativa. Para uma melhor estruturação dos dados, as categorias foram divididas em subcategorias. . Os resultados obtidos apontam que os sentidos atribuídos pelos colaboradores da pesquisa em relação à afetividade se vinculam: às atitudes do docente em relação aos estudantes; às qualidades pessoais do docente e dos discentes. Ficou evidente a necessidade da reflexão sobre a própria prática e a formação continuada dos professores da educação superior. Além disso, os resultados revelam que o professor afetivo é próximo, solidário, acolhedor, preocupa-se com as necessidades formativas dos estudantes, respeita as diferenças culturais, dedica-se à profissão, é amigo, tem sensibilidade, flexibilidade e humanidade ao tratar das dificuldades cognitivas e afetivas dos estudantes.

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