Resumo

A dimensão da dança na formação do auto-conceito da criança, assim como a influência de sus pais e pares, objetivaram este trabalho. O desenvolvimento do auto-conceito inicia-se à partir do processamento de informações advindas da exploração e experimentação, oportunizando a percepção do ser como independente que é. O movimento da dança, de acordo com Laban, é um mergulho no processo de ação do ser, abrindo espaço para a consciência, o "eu" do indivíduo. O trabalho desenvolveu-se no campo, operacionalizando-se ex post facto e a amostra totalizou 35 crianças de 8 a 12 anos, 21 pais e 16 colegas. Quatro questionários formaram o instrumental utilizado, sendo que três basearam-se no SDQI-Self Description Questionnaire I, desenvolvido e testado pelo professor Herbert Marsh. Aplicação efetuada, a análise procedeu-se através da Classificação Conceitual, Escore-T e Percentil, demonstrando que os pais apoiam mais as filhas do que os filhos dançarem. Entretanto os alunos e alunas caracterizam-se detentores de um excelente auto-conceito, indicando que a experimentação, descoberta e percepção, através do movimento que a dança produz, desperta o ser para o conhecimento, valorização e estima, que são pontos sustentadores do auto-conceito.

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