A Influência das Aulas de Educação Física no Estado Nutricional de Alunos no Ensino Médio
Por Rithyele Tavares Duarte (Autor), Adair Carvalho de Araujo (Autor), Raymara Fonseca dos Santos (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Este artigo sintetiza a experiência no Estágio Supervisionado IV, do curso de Educação Física
no Ensino Médio em uma Escola Estadual, no município de Parintins- Am, em 2017.
OBJETIVO:
Analisar a
influência das aulas de Educação Física no estado nutricional dos alunos do ensino médio; e verificar o índice
de massa corporal dos alunos do primeiro ao terceiro ano; Identificar o interesse dos alunos quanto a pratica
da atividade física.
MÉTODO:
Utilizou-se o estudo descritivo, observação, entrevistas, testes e intervenções.
RESULTADOS:
Os Resultados encontrados neste estudo foi que no que diz respeito ao IMC, houve uma pre
-
valência maior de sobrepeso para o sexo feminino comparado ao sexo masculino, porém não houve diferença
significativa de massa corporal para ambos os sexos. Identificamos em linhas gerais que ambos os sexos não
se sentem motivados a participar das atividades físicas, porém participam por sentirem-se coagidos pelo
professor da disciplina. É necessário que se considere o conhecimento como uma construção individual e
coletiva e que a escola forneça condições adequadas tanto para professores como para alunos.
CONCLUSÃO:
Portanto, sugere-se que em estudos posteriores, possamos fazer um estudo de campo, com questionários e
análises das aulas para o conhecimento real das causas da falta de motivação em ambas as partes e possíveis
soluções, para a redução do sedentarismo por parte dos alunos de ensino médio