A influência das experiências memoráveis no engajamento dos turistas na mídia social virtual
Por Elisângela Da Silva Rocha (Autor), Salvador Anton Clavé (Autor), Fabrícia Durieux Zucco (Autor), Ana Paula Lisboa Sohn (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 12, n 2, 2023.
Resumo
Objetivo: analisar como as experiências memoráveis vivenciadas em parques temáticos podem influenciar no engajamento dos turistas na mídia social virtual.
Metodologia/abordagem: a amostra foi composta por 1.126 visitantes de dois parques temáticos no Brasil e na Espanha, entre julho de 2017 e maio de 2018. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Para análise dos dados, os procedimentos incluíram: a análise fatorial exploratória (AFE), a análise fatorial confirmatória (AFC) com o uso dos critérios de validade discriminante e da variância média extraída (AVE), o teste de Correlação de Spearman e a Técnica de Bootstrapping.
Originalidade/relevância: embora existam diversos estudos que contribuam para a pesquisa de experiências memoráveis e engajamento do consumidor na mídia social quanto ao contexto turístico, são poucos os trabalhos focalizados na experiência turística em parques temáticos. Nesse sentido, mediante uma abordagem comparativa, explorou-se tal investigação na tentativa de contribuir com evidências empíricas iniciais sobre o assunto.
Resultados: verificou-se efeito positivo da experiência no engajamento na mídia social virtual em relação aos parques temáticos analisados. Foram identificados dois construtos (a atenção e o entusiasmo) como indicadores expressivos de engajamento do consumidor. As descobertas sugerem que quanto mais os visitantes se envolvem com as experiências memoráveis vivenciadas no parque, mais eles se identificam com o parque na mídia social virtual.
Contribuições teóricas/metodológicas: fornece indicadores para compreender a dinâmica dos visitantes de parques em países com culturas e costumes distintos, por meio de uma nova ferramenta de mensuração.
Contribuições sociais/para a gestão: apresenta subsídios para que os gestores estabeleçam estratégias que visem aumentar o índice de engajamento relacionado à experiência na mídia social virtual.