A Influência das Mídias nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio em Escolas Públicas
Por Domingos Mateus Ferreira Chagas (Autor), Elvis de Araújo (Autor), Dionisio Leonel de Alencar (Autor), Luciano Uchôa Nunes Filho (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 25, n 268, 2020.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar a influência das mídias nas aulas de Educação Física do ensino médio das escolas públicas na cidade de Fortaleza-CE.Justifica-se esse estudo pela relevância do tema frente a atualidade digital e ao fato das mídias estarem cada vez mais presentes na sociedade. O referencial teórico apresenta questões relacionadas com a utilização da mídia como ferramenta no processo ensino e aprendizagem nas escolas e suas relações com a cultura corporal.Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 29 professores da Educação Física. A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa de campo, a partir de um questionário semiestruturado, com 4 questões fechadas e 4 abertas. Como fonte secundária foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de consulta a fontes documentais, para a construção da base teórica. A partir dos resultados obtidos na pesquisa é possível constatar a importância das mídias como ferramenta de pesquisa nas aulas de Educação Física e que na percepção dos professores as mídias influenciam positivamente no cotidiano dos alunos. Constata-se também que os professores entrevistados utilizam as mídias apenas ocasionalmente em suas aulas.
Referências
Alencar, G., Pessoa, M. dos S., Santos, A. K. de F. S., Carvalho, S. & Lima, H. A. de B. (2015). WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. Anais dos Workshops do CBIE. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.787
Betti, M. (1998). Mídia e educação: análise da relação dos meios de comunicação de massa com a educação física e os esportes. Seminário Brasileiro em Pedagogia do Esporte. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desporto. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano.
Betti, M. (2001). Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar. Motriz, São Paulo, v.7, n.2, p.125-129. Recuperado de: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/07n2/Betti.pdf
Borges, A. M. (2012). A influência da mídia na escolha dos conteúdos da educação física escolar. Monografia (Licenciatura em Educação Física). Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional, TO. Recuperado de: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5375/1/2012_AlynnyMouraBorges.pdf
Calza, B. G. (2015). O uso do site como estratégia pedagógica nas aulas de Educação Física. Repositório digital UFRGS - Especialização. Porto Alegre. Recuperado de: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/133989
Darido, S. C., Galvão, Z., Ferreira, L. A. & Fiorin, G. (1999). Educação Física no ensino médio: reflexões e ações. Revista Motriz, São Paulo, Volume 5, Número 2, p.140. Recuperado de: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/05n2/5n202Darido.pdf
Diniz, I. K. dos S., Rodrigues, H. de A. & Darido, S. C. (2012). Os usos da mídia em aulas de Educação Física escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 183-202. Recuperado de: https://doi.org/10.22456/1982-8918.27108
Garcia, C. C. & Santos, L. A. dos. (2014). Como os professores de educação física trabalham com a influência da mídia nas aulas da rede municipal de ensino de São João do Sul/SC. Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma. Recuperado de: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3072
Hatje, M. (2003). Esporte e sociedade: uma relação pautada pela mídia. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, p, 4. Recuperado de: http://cev.org.br/biblioteca/esporte-sociedade-uma-relacao-pautada-pela-midia/
Ignácio, P. R. T. & Oliveira Junior, S. P. de. (2016). O padrão de uso das mídias sociais de estudantes de educação física. Conversas interdisciplinares. Revista de divulgação científica da UBRA Torres. Recuperado de: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/ci/article/view/3962/pdf
Lippi, B. G., Souza, D. A. de & Neira, M. G. (2008). Mídia e futebol: contribuições para a construção de uma pedagogia crítica. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 92. Recuperado de: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/193/200
Maldonado, G. de R. (2006). A Educação Física e o adolescente: a educação física e o adolescente: a imagem corporal e a estética da transformação na mídia impressa. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo – Ano 5, número 1, p. 60. Recuperado de: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1302
Oliveira, E. S. A. & Cunha, C. (2017). Infância e cultura contemporânea: o brincar com as mídias e as (novas) identidades motoras das crianças na educação física. Repositório Universidade do Minho. Recuperado de: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/48292
Silva, C. E. R. da (2018). Perspectiva do uso das mídias nas aulas de educação física escolar. Repositório de outras coleções abertas. ROCA. Especialização-Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Curitiba. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11084
Sousa, R. P. de, Moita, F. M. C. da S. C. & Carvalho, A. B. G. (Orgs.) (2011). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, EDUEPB.
Torres, A. L., Mota, M. M., Ferreira, H. S., Ferreira, A. F. & Darido, S. C. (2016). As tecnologias da informação e comunicação e a educação física escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de fortaleza. ETD - Educação Temática Digital, v. 18. Ano 1. 198-214. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7065702
[Patinando en la nueva normalidad]
Artigo
Publicado
2020-09-15
Como Citar
Chagas, D. M. F., Araújo, E. de, Alencar, D. L. de, & Nunes Filho, L. U. (2020). A influência das mídias nas aulas de Educação Física do ensino médio em escolas públicas. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 25(268), 40-52. https://doi.org/10.46642/efd.v25i268.2040
Edição
v. 25 n. 268 (2020)
Secção
Artigos de pesquisa
Direitos de Autor (c) 2020 Lecturas: Educación Física y Deportes
[Creative Commons License]
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.