A Influência de Diferentes Metodologias de Ensino-aprendizagem-treinamento no Basquetebol Sobre o Nível de Conhecimento Tático Processual
Resumo
O objetivo do presente estudo foi observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (EA- T) técnico-tático aplicado no basquetebol na categoria ini-basquete (10-12 anos) e analisar sua influência no nível de rendimento do conhecimento tático processual CTP). A amostra deste estudo foi constituída por 40 praticantes, do sexo masculino, da modalidade sportiva basquetebol, pertencentes a três grupos (A, B e ) de práticas diferentes. Para determinar a metodologia tilizada, as sessões de treinamento foram filmadas e categorizadas conforme o protocolo de STEFANELLO (1999). Os parâmetros táticos oferecer-se e orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE) foram analisados e valiados conforme a manifestação do pensamento convergente (inteligência de jogo). Confirmou-se que no rupo "A" foi utilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacional-global (SG). Já no grupo "B" predominou a utilização do método situacional e do método misto (SM). No grupo "C" houve uma ênfase na tilização do método analítico (MA). No nível de rendimento do CTP, confirmou-se que o método SG portunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p = 0,000) e RE convergente (p = 0,000). Pode-se dizer que o método SG contribuiu positivamente para o desenvolvimento da inteligência tática dos participantes este estudo.