A influência do ambiente de aprendizagem no tempo de prática de jovens jogadores de futebol
Por Alberto Lobato Goes Junior (Autor), Luis Felipe de Nogueira Silva (Autor), Chellsea Hortêncio Alcântara (Autor), Gabriel Orenga Sandoval (Autor), Renato Mota de Paula (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Resumo
Investigar o tempo de prática em diferentes contextos de aprendizagem de jovens jogadores de futebol. Participaram do estudo 45 jogadores divididos em 3 grupos (sub 10, sub 12, sub 14). O tempo de prática foi coletado através de um formulário online, as informações foram obtidas levando em consideração diferentes ambientes de prática, como: sozinho, informal, formal, competição, estruturado (formal e competição) e não estruturado (sozinho e informal). O primeiro contato com o futebol aconteceu no ambiente sozinho. O ambiente de competição apresentou menos horas de prática em todos os grupos. Os grupos sub 10 e sub 14 alcançaram mais horas no ambiente não estruturado em comparação com o estruturado. Concluímos que os jogadores tiveram mais acesso a ambientes não estruturados e menos acesso ao ambiente de competição, logo os(a) treinadores(a) podem utilizar essa informação para fomentar ambientes de prática diversificados e não somente o ambiente formal.