Resumo

No decorrer do século XX, a disseminação de hábitos esportivos e a estruturação de uma cultura de grande massa levaram ao crescimento do consumo de artefatos, equipamentos e serviços ligados à prática esportiva, assim como o aumento do hábito de apreciar jogos e eventos esportivos, transformando-os em um espetáculo esportivo, resultando no avanço do marketing esportivo. A partir daí passaram a ser utilizados grandes jogadores e nomes do esporte como uma imagem de marca e imagem de produtos. Grandes empresas começaram então a utilizar essas práticas para divulgar seus produtos. No ano de 2020, o mundo se viu desestabilizado com a pandemia, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 – COVID-19 - cujos impactos, sem precedentes, vão desde a grave crise econômica global, até a perda em larga escala de vidas humanas (Baum & Hai, 2020). Impactos dessa pandemia também foram sentidos fortemente no ramo esportivo, com a proibição de qualquer evento que causasse aglomeração de pessoas, incluindo a ida de espectadores aos locais de jogos e, em momentos mais críticos, houve a paralisação de campeonatos. Diante desse cenário, se faz importante encontrar quais as variáveis influenciam na intenção de continuidade do sócio torcedor dos clubes de futebol, neste estudo delimitado na investigação dos dois maiores clubes do Rio Grande do Sul. Dentre os elementos influenciadores para a continuidade neste período, entende- se que a percepção de valor e o engajamento são fatores relevantes para essa continuidade. A percepção de valor pode ser vista como a proporção entre os benefícios e os sacrifícios percebidos pelo usuário. Sendo, portanto, a avaliação geral do consumidor sobre a utilidade do que se está comprando, com base na percepção do que é recebido e do que é dado (Yang et al., 2016). Já o engajamento nada mais é do que ser envolvido e focado em algo (Higgins, 2006). De forma mais profunda, é o processo psicológico que influencia na fidelização de clientes e a sua lealdade (Bowden, 2009). Partindo disso, o objetivo geral deste trabalho se refere a verificar a influência do engajamento e da percepção de valor na intenção de continuidade de sócio torcedores dos principais clubes de futebol do Rio Grande do Sul, sendo eles o Sport Club Internacional e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, em decorrência da situação da pandemia do Covid-19. Como método, considerando o objetivo descritivo da pesquisa, foi realizado um estudo do tipo Survey com sócios torcedores dos dois clubes.

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