A Influência do Exercício em Pacientes com Doença Arterial Coronariana
Por Lili Lei (Autor), Weiqiang Hou (Autor), Jianchong Ma (Autor), Yongliang Wang (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 3, 2022.
Resumo
Introdução:
A expressão doença arterial coronariana se refere à arteriosclerose coronariana, que tem diversas etiologias possíveis.
Objetivo:
Estudar o efeito da acupuntura combinada com exercícios em pacientes com doença arterial coronariana depois de IPC (intervenção percutânea coronariana).
Métodos:
50 pacientes com pressão sanguínea alta foram selecionados e divididos em dois grupos. Pacientes do Grupo A receberam medicação típica e ensino voltado à saúde. Pacientes do Grupo B receberam acupuntura combinada com exercícios.
Resultados:
Depois de 12 semanas de atividade física e terapia, houve melhora nos parâmetros físicos dos pacientes. O índice CPET aumentou, mas o valor máximo de VE/VCO2 diminuiu. A diferença foi estatisticamente significativa para todos (p<0,05).
Conclusão:
Comparado ao treino que incluía apenas atividades físicas, a combinação desse tipo de treino com acupuntura pode melhorar a função cardiopulmonar e a capacidade física de pacientes idosos ou de meia idade com doença coronariana depois de uma IPC. Seu efeito benéfico é maior que o efeito da atividade física isolada em relação a dor física, energia, função emocional e saúde mental. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação do resultado de tratamentos.