A influência do lançamento executado pelo goleiro no rendimento da equipe ao final do campeonato brasileiro série a – 2011
Por F Corrêa (Autor), EC Rezende (Autor), LFS Silva (Autor), MO Matta (Autor).
Resumo
Verificar a influência dos lançamentos realizados pelos goleiros de futebol de campo no rendimento das equipes ao final do campeonato brasileiro serie A de 2011
Metodologia: Foram avaliados 24 goleiros profissionais das equipes participantes do Campeonato Brasileiro Série A de 2011. Os dados foram obtidos através do site www.esporte.ig.com.br e foram tratados descritivamente por meio de média, desvio padrão e valores percentuais. Para verificar a relação entre os lançamentos executados pelos goleiros e a pontuação final das equipes utilizou-se a correlação de Pearson com índice de significância p<0,05.
Resultados: A participação dos goleiros no percentual total de lançamentos executados pelas equipes está compreendida entre 23 a 38%. O percentual individual de erro dos goleiros no lançamento encontra se entre 48 e 75% do seu total e os acertos entre 25 e 52%. Os resultados mostraram uma correlação alta e negativa entre número total de lançamentos realizados pelo goleiro e o rendimento da equipe (r= -0,80), correlação moderada e negativa entre lançamentos certos do goleiro por jogo e rendimento final das equipes (r= -0,57) e correlação alta e negativa entre lançamentos errados do goleiro por jogo (r= - 0,78) em relação à pontuação obtida pelas equipes no campeonato.
Conclusão: Quanto maior o número de lançamentos executados pelo goleiro durante o jogo menor será o rendimento da equipe. Mais erros nos lançamentos significa menor a pontuação ao final da competição.