Resumo

Jogar em casa pode fazer com que equipes esportivas tenham um desempenho melhor do que quando jogam fora de casa, e essa vantagem já foi observada em uma variedade de esportes, incluindo o futebol. Compreender o comportamento das respostas afetivas em partidas com diferentes mandos de campo no futebol pode exercer um papel importante na preparação psicológica das esquipes.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi verificar a influência do mando de campo sobre as respostas afetivas.

Métodos

Foram analisados dados de 20 atletas de um clube de elite do futebol brasileiro. As respostas afetivas foram verificadas em partidas em que o clube jogou em casa ou fora de casa, tanto na vitória quanto no empate. As respostas afetivas foram avaliadas utilizando a Feeling Scale (FS) e a Felt Arousal Scale (FAS), e as medidas foram coletadas antes e após as partidas. As comparações foram realizadas por meio do teste t para amostras pareadas em caso de normalidade dos dados, e com o teste de Wilcoxon quando o princípio da normalidade foi violado. As comparações em pares foram realizadas na vitória (FS pré em casa x FS pré fora; FS pós em casa x FS pós fora; FAS pré em casa x FAS pré fora; FAS pós em casa x FAS pós fora) e no empate (FS pré em casa x FS pré fora; FS pós em casa x FS pós fora; FAS pré em casa x FAS pré fora; FAS pós em casa x FAS pós fora).

Resultados

Nos jogos em que a equipe venceu, foram observadas diferenças apenas para a FS pré em casa x FS pré fora (Z = -2,226; p = 0,026). Não foram encontradas diferenças na FAS pré, FAS pós ou FS pós na vitória nas condições em casa x fora de casa. Não houve diferença significativa em nenhuma das comparações nos jogos em que a equipe empatou (FS pré, FS pós; FAS pré e FAS pós nas condições em casa x fora de casa).

Conclusões

O presente estudo mostrou que a FS pré-jogo foi maior nas partidas em que a equipe jogou fora de casa e venceu. Sendo assim, de acordo com a teoria do Dual-Mode Model, a via cognitiva de regulação da resposta afetiva pode ter sido modulada pelas partidas realizadas fora de casa e que resultaram em vitórias. Variáveis psicológicas como a auto-eficácia e motivação podem explicar a modulação da via cognitiva nas condições mencionadas.