Resumo

Considerando a importância da prática do exercício físico na infância, o objetivo do estudo foi investigar a influência do método Pilates sobre o desenvolvimento motor de crianças. Trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo e quantitativo, onde foram incluídos sete estudantes (média etária de sete anos, sendo três do gênero masculino e quatro do gênero feminino) de uma instituição de ensino pública, no interior do Rio Grande do Sul (Brasil). As atividades foram realizadas na escola, no período de junho a dezembro de 2013, totalizando 28 sessões do método Pilates. Os estudantes foram submetidos a um protocolo de avaliação do desenvolvimento motor (de acordo com Rosa Neto) antes e após a intervenção, bem como a um protocolo de intervenção, constando da prática dos exercícios do método Pilates, por meio de protocolo construído pelos pesquisadores. Após a intervenção com o método Pilates, evidenciou-se melhora significativa nos itens do desenvolvimento motor, relacionados ao equilíbrio (normal baixo à normal médio), ao esquema corporal (inferior à normal médio), e à organização espacial (inferior à normal baixo) das crianças. De forma global, houve um aumento significativo do quociente motor geral, embora a classificação, de acordo com Rosa Neto, se manteve em normal baixo antes e após a intervenção. O protocolo de exercícios do método Pilates, influenciou positivamente o desenvolvimento motor das crianças no presente estudo.

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