Resumo

Introdução

O basquete moderno é muito competitivo e prazeroso, é uma combinação de vários fatores. O basquetebol exige características físicas específicas como a alta estatura, que eleva a posição do centro de gravidade, tornando o ângulo de estabilidade menor. Isso compromete a estabilidade, principalmente nas mudanças repentinas de velocidade e direção pois exige grande abertura de base. A musculatura do core está intimamente envolvida com o equilíbrio corporal, entretanto faltam estudos verificando o impacto do treino específico dessa região no equilíbrio em atletas de basquetebol.

Objetivo

Explorar a influência do fortalecimento do core na aptidão física dos jogadores universitários de basquete.

Métodos

12 universitários jogadores de basquete foram selecionados e aleatoriamente divididos em grupo controle e grupo experimental. O experimental realizou treino fortalecimento do core, enquanto o controle praticava treinamento de força tradicional. Após seis semanas, comparou-se a aptidão física e habilidades básicas entre os grupos. Os dados foram tratados estatisticamente e discutidos confrontando a literatura.

Resultados

Os jogadores de basquete do grupo experimental obtiveram maiores passes rápidos de drible e arremessos do que antes do experimento (P<0,05), não houve diferença estatisticamente significativa em vários indicadores no grupo controle ( P>0,05); Os jogadores de basquete do grupo experimental apresentaram maiores passes e arremessos de drible rápido do que o grupo controle (P<0,05), não houve diferença estatisticamente significativa na altura de aproximação entre o grupo experimental e o grupo controle (P>0,05).

Conclusão

O treino de fortalecimento do core pode melhorar a aptidão física de jogadores universitários de basquete. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Acessar