A Influência dos Diversos Tipos de Estratégia, Utilizados nas Aulas de Hidroginástica, nos Parâmetros Fisiológicos do Praticante
Por Fabiana Rodrigues Scartoni (Autor), Estélio Henrique Martin Dantas (Autor), Bernardo Henrique Alexander Dantas (Autor).
Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral verifi car a infl uência da estratégia utilizada na aula de hidroginástica sobre os parâmetros fi siológicos (frequência cardíaca, ventilação-minuto e consumo de oxigênio) do praticante. A amostra foi compreendida por academias de ginástica que apresentaram aulas de hidroginástica, e foi dividida em três grupos, como se segue: (GA) Ginástica Aquática; (HI) Hidroginástica Intervalada e, fi nalmente, (HA) Hidroginástica Aeróbica. Os fatores de inclusão foram: academias de ginástica que possuíam a modalidade hidroginástica, sendo estas realizadas em piscina coberta, com profundidade entre 1,20 e 1,50 m, e aquecida com temperatura entre 28 e 30°C, sugerida pela AEA (Aquatics Exercise Association). Deverão apresentar em seu planejamento, um ou mais grupos da metodologia já citada anteriormente. Todas as aulas tinham a duração de 45 min. Os fatores de exclusão foram: o ph da água inadequado para a prática da atividade, a heterogeneidade da turma em exercício, não podendo conter nas mesmas gestantes, idosos e atletas. As medidas aferidas foram: frequência cardíaca, ventilação-minuto e consumo de oxigênio, utilizando um ergoexpirômetro da marca Teen 100 e um Polar da marca Vantage NV e Interface Plus. Quanto ao tratamento estatístico, utilizou-se fundamentalmente, os métodos da estatística descritiva e da estatística de inferência, análise de variância fatorial “Anova one way”, combinada ao teste de Scheffe, para comparação inter-grupos das médias observadas nas variáveis analisadas. Como resultado, observou-se que as estratégias infl uenciaram nos parâmetros fi siológicos estudados de forma signifi cativa.