A Influência dos Saberes Docentes na Escolha de Estratégias de Ensino dos Esportes Coletivos no Estágio de 6º Ao 9º Ano
Por Patricia Machado da Silva (Autor), Mario Renato de Azevedo Júnior (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 4, 2018. Da página 762 a 774
Resumo
O objetivo foi identificar as estratégias de ensino de esportes coletivos utilizadas por estudantes no estágio supervisionado do 6º ao 9º ano de duas universidades federais e verificar o que influenciou nessa escolha: disciplinas, experiências esportivas pré-formação profissional e/ou as experiências de ensino durante a formação inicial. Realizou-se estimulação da recordação, entrevista e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso. Metade dos estagiários optou por métodos mais tradicionais. Todas as variáveis estudadas influenciaram nas escolhas didático-metodológicas dos estagiários. As disciplinas do curso de graduação e as experiências de prática docente parecem auxiliar na ressignificação dos saberes produzidos nas experiências pré-formação profissional.