A Influência do Gênero e Idade no Desempenho das Habilidades Locomotoras de Crianças de Primeira Infância
Por Dayana da Silva Oliveira (Autor), Ilana Santos de Oliveira (Autor), Maria Teresa Cattuzzo (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 27, n 4, 2013. Da página 647 a -
Resumo
Na primeira infância é esperada uma melhora no desempenho de habilidades locomotoras com o avanço da idade. Pode também haver diferenças entre meninos e meninas devido à especificidade da tarefa motora. Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho de crianças em habilidades locomotoras de acordo com idade e gênero. O desempenho locomotor de 389 pré-escolares de três a cinco anos da cidade do Recife - PE foi avaliado mediante o TGMD-2. Os resultados mostraram que: crianças mais velhas apresentaram melhor desempenho motor; no geral, meninos obtiveram melhor desempenho no correr, salto horizontal, deslize lateral e escore total locomotor, e meninas no saltitar com um pé aos cinco anos de idade; na análise da progressão do desenvolvimento motor, comportamentos motores mais complexos ocorreram após aqueles considerados menos complexos. Conclui-se que o desenvolvimento locomotor dos pré-escolares recifenses obedeceu aos princípios da progressividade e do aumento da complexidade, entretanto, meninos e meninas mostraram diferenças no seu desempenho dependendo da tarefa.
PALAVRAS-CHAVE: Desempenho psicomotor; Pré-escolares; Desenvolvimento infantil; Destreza motora.