A Influência Motivacional da Música em Mulheres Praticantes de Ginástica de Academia
Por Nicole Lopes Moura (Autor), Denise Elena Grillo (Autor), Marcos Merida (Autor), José Renato Campanelli (Autor), Fernanda Merida (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 6, n 3, 2007.
Resumo
A música parece ter um papel significativo no sucesso das sessões de atividade física para mulheres, tornando relevante a escolha de uma seleção musical que possa contribuir para a motivação e o prazer de estar naquele ambiente. O presente estudo objetivou analisar entre diferentes estilos musicais, qual oferece maior grau de motivação para a prática de ginástica de academia em mulheres adultas. Para a pesquisa, selecionaram-se 10 sujeitos do sexo feminino, com faixa etária entre 23 e 48 anos, praticantes de atividade física regular. Foram realizadas quatro aulas de Bike Indoor, com duração de 50 minutos cada, onde cada sessão apresentou um estilo musical diferente, sendo eles: Anos 80, Rock, Ritmos Nacionais e Música Eletrônica. Para avaliar a motivação dos sujeitos foram utilizados questionários, a escala de percepção de esforço (RPE – Ratings of Perceived Exertion – Borg, 2000). Nas aulas, utilizaram-se dez bicicletas estacionárias e um aparelho de som. No final do estudo concluiu-se que os estilos musicais considerados mais vocais, como “Anos 80” e “Ritmos Nacionais” agradaram mais o público estudado do que os estilos musicais com enfoques instrumentais, como ocorreu em “Rock” e “Música Eletrônica”. Além disso, notou-se que quanto mais motivante é a música utilizada em aula, maior é o esforço físico desempenhado pelas alunas durante a sessão.