A Influência da Participação de Alunos em Práticas Esportivas Escolares na Percepção do Clima Ambiental da Escola
Por Ana Lucia Padrão dos Santos (Autor), António C. Simões (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 7, n 1, 2007. Da página 26 a 35
Resumo
RESUMO O estudo visa verificar se a prática esportiva escolar influencia a percepção que os alunos têm do clima ambiental da escola. O clima ambiental é um conjunto de características do ambiente educacional, percebido pelos seus integrantes com certa constância. Todos os elementos da escola influenciam as características deste clima, inclusive o esporte. Os dados foram colectados em escolas públicas estaduais de São Paulo com alunos de treze a quinze anos do ensino fundamental. Através da análise da variável “prática esportiva” comparou-se alunos que têm e que não têm grupos de treinamento em suas escolas. Os resultados obtidos e analisados de acordo com o teste Qui-quadrado ou o teste exato de Fisher indicam com 95% de confiabilidade que alunos participantes de grupos de treinamento percebem a escola de uma maneira mais positiva do que os alunos que não têm prática esportiva. Palavras-chave: clima ambiental, esporte, educação