Resumo
O presente estudo tem como objetivo verificar se a prática esportiva escolar pode influenciar a percepção que os alunos têm do clima ambiental da escola onde estudam. O clima ambiental é concebido neste caso como um conjunto de características do ambiente da organização educacional que é percebido pelos seus integrantes com certa constância. O projeto pedagógico da escola pode determinar as características deste clima, portanto todas as atividades realizadas na escola, inclusive as atividades extra-curricul ares de caráter esportivo, foram consideradas como parte integrante do projeto pedagógico. Para tanto, foram visitadas escolas públicas estaduais da cidade de São Paulo, onde foram coletadas informações com alunos de treze a quinze anos das sétimas e oitavas séries do ensino fundamental. Através da análise da variável "prática esportiva" foi possível estabelecer uma comparação entre alunos que têm e que não têm grupos de treinamento em suas escolas. Os resultados indicam que alunos que participam de grupos de treinamento parecem perceber a escola de uma maneira positiva, atribuindo valores de avaliação mais altos para os critérios que definem o clima ambiental, do que os alunos que não têm prática esportiva. Somado a este resultado, foi detectado que a melhor percepção do clima ambiental ocorre nos grupos de treinamento.