A influência relativa dos componentes da performance em competições no futebol de alto nível
Por D Palacio (Autor), G Angeli (Autor), TLB Neto (Autor).
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar a influência relativa dos componentes da performance e suas possíveis relações.
Amostra: Um total de 468 jogos de equipes participantes de duas temporadas da Uefa Champions League (2009/2010 e 2010/2011) e da Copa do Mundo FIFA (2010).
Métodos: As equipes foram classificadas por nível de performance dependendo da fase que alcançaram nas referidas competições - equipes de maior sucesso (GS), de sucesso intermediário (GQ) e de menor sucesso (GG) e foram comparados os indicadores referentes a cada componente da performance.
Resultados: O indicador físico ―distância total percorrida‖ apresentou-se significativamente maior para GG em relação aos outros dois grupos, mas os indicadores técnicos (passes totais) e táticos (% de posse de bola e tipo de posse longa) se mostraram significativamente diferentes, sendo GS>GQ>GG.
Conclusões: Os resultados sugerem que o componente físico da performance não é decisivo para o sucesso das equipes. Além disso, parece mais vantajoso utilizar estratégias de preparação que priorizem os aspectos técnico/táticos no futebol profissional de altíssimo nível.