Resumo

O estudo teve por objetivo avaliar o aproveitamento prático das técnicas de Judô, através da Teoria Gestalt da Aprendizagem, comparada à Teoria Tradicional da Aprendizagem, cujos participantes foram os alunos do segundo semestre de 1984, regularmente matriculados no Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. O instrumento de medida e avaliação constituiu-se de teste prático, elaborado a partir dos conteúdos pertinentes ao programa registrado em nível departamental, embasados no GO-KYU-NO-WAZA, cujos dados foram tratados estatisticamente, dispostos em tabelas e demonstrados graficamente. Pelos resultados revelados no teste aplicado, encontrou-se "t" calculado 2,04. O nível de significância escolhido foi de 0,05 para vinte e um graus de liberdade, sendo que o índice fornecido pela tabela de distribuição "t - student" é de 1,72. Isto permite evidenciar que o grupo submetido à T.G.A. obteve melhor aproveitamento prático que o grupo submetido à T.T.A., logo, rejeita-se H0 e aceita-se H1. Em análise aos percentuais obtidos dos grupos comparados, T.T.A. obteve 52,2% de aproveitamento prático e T.G.A. 69,2%, favorecendo, novamente, a hipótese que se queria evidenciar.

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