A informação, conhecimento e inteligência como recursos estratégicos para clubes de futebol: o case do acesso do Marília atlético clube

Parte de Gestão do conhecimento no esporte: investigação e boas práticas para excelência na gestão do esporte . páginas 177 - 211

Resumo

Os clubes de futebol profissional podem ser caracterizados como organizações esportivas de mercado estruturadas, que possuem fluxos de informação próprios, sendo essas informações esportivas de extrema importância para a gestão estratégica nos gramados e fora deles. A gestão estratégica dos clubes de futebol tem orígem do trinômio dados, informações e conhecimentos, para se estruturar nos processos que envolvem a gestão de informação, do conhecimento e da inteligência. Para tanto, torna-se fundamental trabalhar com fluxos informacionais, nos dois grandes contextos dessas organizações: técnico e administrativo. Essa gestão estratégica estruturada gera, como resultado, em cada um de seus processos organizacionais, novos conhecimentos e inteligência organizacional capazes de auxiliar as tomadas de decisões. Todas essas construções podem ser utilizadas dentro dos clubes de futebol, nos contextos supracitados. Neste capítulo será tratado um case que realizou levantamento bibliográfico qualitativo, relacionando a gestão da informação e a gestão do conhecimento na gestão estratégica dos clubes de futebol, mais especificamente, no Marília Atlético Clube (MAC) (Jorge, 2013). O case de estudos, apresenta a relação dos recursos informações, conhecimentos, inteligência e fluxos informacionais, sua aplicação por parte das áreas técnica e administrativa no MAC.