Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico para a formação do professor pesquisador no curso de Licenciatura em Educação Física. Para isso descrevemos o desenvolvimento da disciplina, pontuando as dificuldades encontradas no transcurso do componente curricular. O trabalho é de natureza qualitativa com uso de relato de experiência. Os dados para a pesquisa foram coletados a partir de observações participantes, com o uso de notas de campo. Percebemos que os estudantes apresentaram dificuldades na delimitação do objeto de pesquisa, no uso das técnicas de análise de dados e dificuldades na escrita cientifica, entre outras. No decorrer da disciplina foi proporcionado momentos para que os alunos superassem algumas dificuldades do desenvolvimento de pesquisa. Concluímos ser imprescindível proporcionar espaços formativos para o desenvolvimento da capacidade de pesquisa nos cursos de formação de professores, com especial atenção para iniciação à pesquisa.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Dificuldades comuns entre os que pesquisa educação. In.: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LÜDKE, Menga et al. O professor e a pesquisa. São Paulo: Papirus, 2001.

NÓVOA, Antônio. O Professor Pesquisador e Reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001. Disponível em: Acessado em 04 de maio de 2018.

SOARES JÚNIOR, Néri Emilio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. A pesquisa na formação inicial dos professores de Educação Física. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 02, p. 169-186, abr/jun de 2012.

Acessar