Resumo

Esta pesquisa qualitativa, de cunho descritivo/interpretativo, tem como objetivo determinar os elementos identificáveis no que diz respeito aos aspectos positivos, como também, aqueles que podem causar prejuízos às crianças envolvidas na atividade esportiva iniciada precocemente. Discutimos detalhadamente o fenômeno da "Iniciação Esportiva" e da atual precocidade, bem como, a controvérsia gerada pelo tema, o que acaba possibilitando o aparecimento de outras conceituações paralelas como, "Especialização Esportiva Precoce" ou "Treinamento Especializado Precoce", o que faz aumentar ainda mais a confusão conceituai já existente; propomos a seguir uma legislação que controle este tipo de atividade infantil tão presente na atualidade em clubes e escolas. Apresentamos os variados aspectos positivos da prática esportiva infantil, e as razões usualmente empregadas por pais, médicos, educadores, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física para indicar esta atividade durante a infância. Em relação aos prejuízos da prática esportiva especializada precoce, o estudo aborda os riscos em quatro áreas distintas, apresentando resultados de pesquisas recentes: a. os riscos de tipo físico -lesões ósseas, articulares, musculares e cardíacas (ocasionadas pelo exagerado número de repetições do gesto técnico); b. de tipo psicológico -altos níveis de ansiedade, estresse e frustração, sofrimento por fracassos e desilusões e relatos negativos de infância não vivida ou formação escolar deficiente; c. de tipo motriz-pobreza motriz e automatismos motores extremamente rígidos causados pela especialização; e, d. de tipo esportivo -o desconhecimento das condições atléticas futuras desta criança. Finalizamos o trabalho propondo uma prática esportiva infantil adequada à cada faixa etária e de acordo com recomendações práticas que visam evitar os riscos anteriormente comentados.