Resumo
A pesquisa tem por objetivo identificar e analisar as representações sobre a inserção acadêmica e esportiva da 1ª turma feminina no Colégio Militar do Rio de Janeiro a partir de 1989. A História Cultural e a Representação Social orientaram a realização deste estudo. A metodologia aplicada é qualitativa, de caráter etnográfico, com dados provenientes de revistas e jornais, de 1988 a 1995; de três entrevistas individuais de elite feminina, ex-alunas que iniciaram e terminaram sua formação escolar no Colégio; e de três entrevistas individuais de elite masculina, um professor e dois militares que atuaram com elas em todo o processo de escolarização. Conclui-se que: havia diferenciação na aplicação das normas para com as alunas, o tratamento realizado pelo segmento administrativo era cuidadoso, e a educação física era menos protecionista, ajudando a disciplinar e a conduzir parte do processo de adaptação e continuidades das atividades escolares das alunas, fortalecendo o empenho das mesmas em praticar os diferentes esportes oferecidos pelo Colégio, o que proporcionou o progresso das praticantes e a conquista de medalhas nas competições esportivas. O apoio sistemático e organizado, administrado pelo comando, foi decisivo para a inserção feminina no esporte, e conseqüentemente, na obtenção das vitórias de 1994 e 1995.