Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a inserção da subárea de Atividade Física e Saúde (AFS) nos programas de pós-graduação (PPG) em Educação Física no Brasil. Trata-se de estudo descritivo baseado em análise de dados secundários, presentes nos relatórios da avaliação de 2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizado em março de 2014. Foram selecionados os PPG que ofertavam mestrado ou doutorado acadêmico em Educação Física. Quantificaram-se as áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos de pesquisa em andamento, docentes permanentes e colaboradores e alunos totais em cada PPG, assim como aquelas pertencentes à subárea de AFS. Na análise dos dados se utilizou a estatística descritiva, estratificações por macrorregiões geográficas e conceitos na avaliação da CAPES. Foram avaliados 26 PPG, dos quais três não apresentaram área de concentração que contemplava a AFS. Do total, 55,8% das áreas de concentração, 25,0% das linhas de pesquisa, 26,0% dos projetos de pesquisa, 38,7% dos professores e 29,7% dos alunos têm vinculação com a AFS. Os PPG com conceitos 5 e 3 apresentaram maior contribuição da AFS, enquanto os PPG com conceito 6 apresentaram menores proporções. Os padrões de inserção da AFS nas macrorregiões foram díspares. Conclui-se que a subárea de AFS tem posição de destaque nos PPG em Educação Física no Brasil. No entanto, desequilíbrios regionais e entre instituições mais e menos consolidadas indicam desafios para o futuro.

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