A Inserção da Temática Ambiental no Currículo de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe
Por Thaise Melo de Almeida Alves (Autor), Gicélia Mendes (Autor), Cae Rodrigues (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Compreendendo as possibilidades de encontro entre a educação física e os objetivos da educação ambiental, considera-se que a experiência do corpo em movimento na/com a natureza pode despertar a sensação de proximidade, do bem fazer e do bem viver que são essenciais para a reconstrução das relações (estéticas-éticas-políticas) com a natureza. Almejando a reflexão sobre esse encontro na perspectiva da ambientalização curricular da educação física no ensino superior, o objetivo da pesquisa apresentada nesse artigo foi analisar como a formação dos cursos licenciatura e bacharelado em educação física da Universidade Federal de Sergipe têm contribuído para a preparação dos discentes para atuarem com a temática ambiental. Como principal resultado conclui-se que a temática ambiental se materializa nos cursos investigados ainda de forma pontual e muito tímida, tanto em relação ao conteúdo como dos métodos, o que leva os discentes a terem uma compreensão limitada dos conceitos do campo ambiental e de como a incorporação desses conceitos poderiam contribuir para suas práticas profissionais.