Resumo
Este estudo busca conhecer os caminhos escolhidos pelos/as professores/as de Educação Física escolar para inserir as TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) em suas aulas. Teve como objetivos caracterizar o perfil do/a professor/a de Educação Física que utilizam as TIC; apresentar as TIC mais utilizadas; identificar os motivos (razões) de utilizar/inserir as TIC nas aulas de Educação Física escolar; compreender os modos (como) os/as professores/as utilizam as TIC; analisar o conhecimento do/a professora sobre o conceito de Mídia-Educação; verificar a avaliação que o/a professor/a tem de seu trabalho com as TIC; conhecer a perspectiva do/a professor/a, sobre como os estudantes percebem o uso das TIC nas aulas de Educação Física escolar; apresentar as dificuldades enfrentadas pelos/as professores/as para utilizares/inserirem as TIC em suas aulas; identificar as necessidades percebidas pelos/as professores/as para aprimorar o trabalho que realizam com as TIC. Adotamos a abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa descritiva e exploratória. Investigamos vinte professores/as de Educação Física escolar de diversas regiões do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas com a aplicação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que existem professores/as de Educação Física escolar que tomam a iniciativa e buscam inserir a tecnologia no trabalho que realizam. Predomina o uso instrumental, no entanto, esse uso se dá pela falta de fundamentação sobre outras formas – como a Mídia-Educação – de abordar as TIC nas aulas de Educação Física.