A Inserção de Brincadeiras Tradicionais na Prática Pedagógica da Educação Física Escolar Para Crianças
Por Eugênia Vendramim Mesquita (Autor), Fabricio Gurkewicz Ferreira (Autor), Rafael Ayres Romanholo (Autor), Célio José Borges (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 2, 2019.
Resumo
O presente trabalho é um relato de uma proposta de inserção de brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física escolar. Para tanto, o desenvolvimento da proposta ocorreu no período de 30 de março a 26 de maio de 2017, com aproximadamente 240 crianças do 1º ao 4ª ano do ensino fundamental, de ambos os sexos. A seleção e escolha das brincadeiras se deu através de uma pesquisa com alunos, professores e colegas da faculdade, que culminou na seleção de três brincadeiras tradicionais. Por meio da intervenção realizada, percebeu-se que o brincar está presente no cotidiano das crianças, e por meio dele, elas encontram a oportunidade de se expressar, imaginar e aprender, o que a torna uma ferramenta valiosíssima para o seu desenvolvimento. Portanto, a escola deve proporcionar as crianças, espaços e tempos para que o brincar aconteça, proporcionando a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento físico e intelectual.