Resumo
Entendendo que a construção histórica de um país se dá através da compreensão e interação de seus vários segmentos, inclusive das práticas esportivas e educacionais desenvolvidas, levando em consideração a estrutura sócio cultural de uma época, esta pesquisa teve como objetivo, compreender, através do levantamento das dificuldades e influências sociais, culturais e educacionais sofridas pela esgrima, a sua inserção no currículo da Escola Nacional de Educação Física e Desportos, bem como’ substanciar dados para uma possível construção da história da Esgrima Nacional em seus vários campos de atuação. A questão central se deu em identificar porque a esgrima não ampliou sua inserção nas diversas Escolas de Educação Física do país, construindo assim, diferente do meio militar, sua própria concepção didático pedagógica a fim de formar professores de Educação Física com conhecimentos básicos necessários para o desenvolvimento do esporte. A hipótese é que a esgrima, por ter sido por muito tempo confinado ,em sua maior parte aos estabelecimentos e ensino militar, tendo sido encarado com fins ,educativos, de combate e desportivo centrados na vida militar, não tenha se ampliado para o meio civil. E, uma outra suposição seria que a ausência do intercâmbio de mestres d’armas internacionais teria dificultado a transmissão de conhecimentos didático-pedagógicos e técmco¬táticos, atualizados e de qualidade, com sistematização, metodologias e estratégias adequadas ao ensino da Esgrima, visando aprimoramento e atualização de nossos técnicos, professores de Educação Física e alunos das Escolas de Educação Física. O Rio de Janeiro foi escolhido para coleta da maior parte dos dados, devido a sua importância no cenário nacional da época, já que era sede do governo e principal porto de entrada do país, e, onde mais tarde surge a primeira escola de nível superior de formação de professores na educação física brasileira (ENEFD) ligada a uma Universidade (Universidade do Brasil). O presente estudo trata de uma pesquisa histórica/descritiva e de análise de conteúdo, onde foram utilizados diversas fontes como: periódicos, registros documentais, atas, decretos, memórias fotográficas, recortes de jornais, recolhas de arquivos pessoais, comunicação pessoal, diversos autores, arquivos de instituições e entidades.