A Integração das Tics Como Ferramentas de Ensino e Aprendizagem na Educação Física Escolar: o Olhar Docente
Por Renan Luis Buhring (Autor), Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma (Autor).
Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de verificar o contexto da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs nas aulas de Educação Física Escolar da Rede Municipal de Educação de Panambi/RS. Participaram desta pesquisa os professores de Educação Física do Ensino Fundamental - Anos Finais. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online, com perguntas abertas e fechadas, e foram interpretados a partir da análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que os professores buscam integrar as tecnologias em suas aulas e reconhecem a relevância delas para o processo de ensino e aprendizagem. A falta de alguns equipamentos prejudica a inserção das TICs nas aulas, porém não são o maior dos empecilhos, pois os professores demonstraram não possuir muitos conhecimentos nesta área, devido à falta de oportunidades, tanto na graduação quanto na formação continuada oferecida pela mantenedora, acerca das tecnologias dentro da educação