Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de verificar  o  contexto  da  inserção  das  Tecnologias  da   Informação  e  Comunicação  –  TICs  nas  aulas   de Educação Física Escolar da Rede Municipal  de  Educação  de  Panambi/RS.  Participaram   desta  pesquisa  os  professores  de  Educação   Física do Ensino Fundamental - Anos Finais.  A  coleta  de  dados  se  deu  por  meio  de  um   questionário  online,  com  perguntas  abertas   e  fechadas,  e  foram  interpretados  a  partir  da   análise  de  conteúdo.  Os  resultados  obtidos   mostraram que os professores buscam integrar  as  tecnologias  em  suas  aulas  e  reconhecem  a   relevância  delas  para  o  processo  de  ensino  e   aprendizagem. A falta de alguns equipamentos  prejudica   a   inserção   das   TICs   nas   aulas,    porém  não  são  o  maior  dos  empecilhos,  pois   os   professores   demonstraram   não   possuir    muitos  conhecimentos  nesta  área,  devido  à   falta  de  oportunidades,  tanto  na  graduação   quanto na formação continuada oferecida pela  mantenedora, acerca das tecnologias dentro da  educação

Acessar