A Integração Social do Adulto com Deficiência Intelectual Através da Educação Física
Por Ingrid Carvalho de Souza (Autor), Ewertton de Souza Bezerra (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
A partir do século XX estabelece-se uma definição para o deficiente intelectual, e essa definição diz respeito ao funcionamento intelectual que seria inferior à média de pessoas consideradas normais. A pessoa com deficiência intelectual é vista como diferente, e que foge dos padrões de normalidades, dificultando a sua integração na sociedade. Assim, o objetivo principal é estimular a integração social do deficiente intelectual através da prática da Educação física.
Métodos/Resultados:
A atividade psicomotora na área da Educação física tem como um dos propósitos estimular e desenvolver a interação social destes alunos. A pesquisa foi realizada durante 8 meses, com duas aulas semanais de 75 minutos, através de aulas de Educação física. A mostra foi composta por 25 alunos com deficiência intelectual com idade superior à 18 anos, todos os alunos participam do programa de atividades motoras para deficientes da faculdade de educação física - UFAM. Foi possível observar através das atividades físicas uma maior interação dos alunos, com melhora na participação e autonomia durante às aulas.
Conclusão:
Podemos considerar, que as aulas de Educação Física, estimulam o aluno uma maior interação na sociedade, bem como propiciar a vivência em grupo, que torna-se importante para população.