A Interação das Pessoas com Síndrome de Down em Atividades na água
Por Camila Bueno de Carvalho (Autor), Mayara Vano Aricó de Almeida (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor), Marcelo Conte (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 7, n 3, 2008.
Resumo
A Síndrome de Down é uma anomalia que se encontra dentro das deficiências mentais causadas por um acidente biológico. O interacionismo simbólico enfatiza o processo cognitivo (pensamento e raciocínio), mas enfatiza muito mais a interação do indivíduo com a sociedade. O presente estudo teve como objetivo avaliar as implicações (ou efeitos) da natação na interação da pessoa com Síndrome de Down. O método de pesquisa foi descritivo qualitativo, com o instrumento do tipo de questionário com perguntas abertas para os professores e pais dos alunos com Síndrome de Down. Para isto foram questionados 06 sujeitos, sendo 3 professores de Educação Física Adaptada e 3 sujeitos da família (mãe e pai) de pessoas com Síndrome de Down, ambos praticantes de atividades aquáticas/natação em um Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas. A análise dos dados foi realizada com base na análise do sujeito coletivo. Nos resultados encontrados pudemos identificar que a interação do ponto de vista dos professores acontece com os alunos e eles mesmos, já para os pais isso não fica evidente, isso ocorre somente com o professor. Assim, podemos concluir que a natação influencia na interação da pessoa com Síndrome de Down e isso pode se desdobrar nas possíveis interações que o indivíduo realiza na sociedade.