Resumo

Essa pesquisa foi realizada por meio da observação de atividades lúdicas em um espaço escolar e teve como objetivo investigar as interações espontâneas que ocorrem através do brincar entre crianças de 6 a 10 anos durante o intervalo das aulas em uma escola particular de ensino fundamental na cidade de São Paulo. A perspectiva teórica de trabalho foi baseada nas contribuições de Donald Winnicott e as contribuições de Raquel Soifer. Para realizar esta pesquisa, foi usado o procedimento de observação e registro de dados, durante três meses. Na análise dos dados, utilizaram-se algumas categorias decorrentes das próprias observações, sempre tendo como referencia as contribuições de Donald Winnicott e de Raquel Soifer. As categorias analisadas foram: imaginação; soluções de problemas; o brincar sozinho; a socialização; a competição e a rivalidade; questão do gênero; o medo e o poder; a amizade; um possível caso de objeto transicional e a observadora e as crianças. Observamos que o brincar nessas situações favoreceu a socialização, a resolução de conflitos, elaboração de fantasias inconscientes, etc

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